segunda-feira, 11 de agosto de 2008

05/5/07

SP. Virada Cultural.
Noite linda, lua cheia de estar sumida! Ela que costuma estar sempre atarefada, escondida, como todo paulistano, aprumou-se toda e deu as caras.
Racionais. Praça da Sé.
Mar de gente. Nenhum amigo encontrado, os com quem fui, perdidos.
Sufoco. Aperto. Pânico.
Senti na pele ser mais uma, o peso de se ver comprimido, de sequer ter um RG. Ali, de nada adiantaria, o território não era meu. Praça da Sé é território de indigentes, de rostos, de multidão que se vai. Me desterritorializei, me desmaterializei... sensação de finitude, quase desmaio.
A polícia não se aproximava, recuada, e eles chegavam, aos montes, nas "bancas". Milhares, como um enunciado, um grito, conclamando o gueto. Responderam, aos milhares, 200.000.
Estrelas da noite de uma lua linda, não havia espaço para nós, os inseridos, os "da sociedade", tá ligado?, era uma noite "marginal". Ali, tão perto de nós, mas visivelmente distantes, a exclusão materializada em nossos corpos, roupas, jeito de andar, traços. O ódio não encontra palavras, basta um olhar.
Éramos invasores, fomos convidados a nos retirar. A pé, cabeça baixa, tomamos nosso rumo, voltamos de onde não fomos chamados.
Mas, a esmola, ali, na porta da igreja, era muita. Chegaria a hora de retomarem, de destitui-los daquele reinado de uma noite, onde, o palco era o público, era o gueto, era o indigente, e o Estado, no pouco que ainda lhe resta e do qual ele não arreda o pé, se incumbiu de colocá-los em seu lugar, o lugar que lhes é destinado: exclusão, espalha a multidão, nada de diversão, vocês nada valem, vocês não se adequam, não sabem se comportar.
E de lá, de seu território, uma força de resistência no coração da cidade, foram expulsos.
Tiraram o palco da Sé. Tiraram a periferia do centro, ali, nas barbas de Deus. Sem ritmo, sem poesia.
Olhai por nós!

4 comentários:

Dan de Si disse...

Ei menina,
adorei a força das palavras
tanta vida
e tanto sufoco...
Mas de verdade
tem alma!!!!

um kiwi. um ser. uma vida. disse...

grazzi

Ingrid disse...

Gosto do verde, me acalma...
Belíssima tua escrita kiwi.
Parábens, me entreteu divinamente.

;)

um kiwi. um ser. uma vida. disse...

agradecemos a preferência, volte sempre! Nossa meta, o melhor servir!